Saber como usar o instagram para seu negócio, certamente pode ajudar a alavancar as vendas e atrair mais seguidores fiéis. Uma vez que, a plataforma é de propriedade do Facebook e é voltada para a publicação de fotos e imagens e, mais recentemente, também aceita vídeos curtos de até 15 segundos.

Todos os dias, milhões de pessoas acessam o Instagram e compartilham fotos de seu cotidiano com os amigos e seguidores. Para uma empresa ou loja virtual é um ótimo lugar para aparecer e conseguir novos clientes, cuidando para manter relacionamento com a clientela já existente.

Um dos maiores usuários do Instagram é a empresa Starbucks (aquela dos cafés maravilhosos) e todos os dias fazem postagens de seus clientes com os produtos da empresa. Isso faz com que as pessoas sintam-se prestigiadas e por consequência gera engajamento com os seguidores, todo mundo quer tomar café na Starbucks para aparecer na página da cafeteria.

Portanto, se você possui uma loja virtual sabe que qualquer maneira de fazer propaganda que não precise de muito investimento é extremamente bem-vinda, o cadastro no Instagram é gratuito, não tem como ser mais acessível.

Além disso, outra funcionalidade muito útil, é que tudo que você posta no Instagram pode ir automaticamente para o Facebook, basta acionar essa opção na hora de fazer seu cadastro, você acaba fazendo postagens na maior rede social do momento enquanto atualiza o perfil da plataforma de imagens.

Da mesma forma que fazemos em blogs e vídeos do youtube, decerto é preciso usar as palavras chave mais procuradas do seu nicho de mercado. Por isso, saber as expressões corretas, que o público usa para buscar produtos e serviços, é o segredo para aparecer em primeiro lugar nos resultados das buscas, em qualquer plataforma.

Crie expressões que sejam ligadas diretamente à sua marca para personalizar a maneira das pessoas encontrarem sua loja no Instagram, fique de olho nos assuntos que são importantes a cada dia e aproveite a onda desses temas para engajar com seu público.

Unir estratégias de promoção, aumentará a exposição da sua marca

Tecnicamente falando, todas as plataformas e redes sociais usam o mesmo sistema para mostrarem os resultados nas buscas que são feitas diariamente: as palavras chave. Por isso, faça uma pesquisa minuciosa de tudo que esteja relacionado ao seu nicho de mercado, se os seus produtos já possuem clientes fiéis, use os nomes deles para chamar a atenção para postagens específicas.

No entanto, tenha o cuidado de fazer imagens nítidas e que criem o desejo de compra nos prováveis clientes, usar cores alegres e mostrar situações felizes é uma ótima maneira de fazer as pessoas pensarem: “também quero isso !”.

Não há limites de caracteres para as postagens no Instagram, dessa maneira crie textos com chamadas para ação bem persuasivas, atraindo as pessoas para sua loja ou blog. Considere fazer promoções para atrair maior número de clientes novos.

Faça um acompanhamento minucioso das suas postagens, fique de olhos nas métricas, observando os números de cliques e principalmente se as visitas no seu site estão aumentando e causando maior número de vendas, é importantíssimo manter um ROI – Retorno sobre Investimento, positivo.

Planeje campanhas para cada produto diferente, isso pode dar um pouco de trabalho na primeira vez, mas depois é apenas uma questão de compartilhar as postagens dentro do Instagram e também no Facebook, conforme o número de curtidas e compartilhamentos for aumentando, o público que será atingido aumentará proporcionalmente.

Porém, tome cuidado na hora de fazer as fotos, elas precisam estar bem nítidas para chamarem a atenção. Faça uso dos filtros do Instagram para criar imagens únicas e personalizadas, para que as pessoas possam reconhecer sua marca assim que verem uma foto sua.

Se o produto possuir mais de uma utilidade, faça imagens mostrando as maneiras diversas de uso, ajude seus clientes a tirarem o melhor proveito de suas compras, eles ficarão satisfeitos e não hesitarão em comprar novamente de você.

7 maneiras de como usar instagram para seu negócio e promover do jeito certo

1 – Use corretamente as hashtags

Hashtag é o sinal “#” colocado na frente de tudo que você escrever dentro do Instagram. Esse sinal tornará os termos que você usar na descrição de suas fotos, rastreáveis. Assim, crie hashtags exclusivas para sua marca e produto, se existirem elementos de busca gerais, que envolvam seu nicho de mercado, aproveite para usa-los também em suas postagens. Coloque o nome de sua loja e de seus produtos em hashs separadas, mas tome cuidado para não exagerar na quantidade de hashtags e causar uma impressão de desespero. Pesquise quais são os assuntos do momento dentro do Instagram e, se algum tiver afinidade com seu negócio, faça postagens usando esse elemento, em questão de minutos estará aparecendo para milhares de seguidores desse assunto.

2 – Crie parcerias

Qualquer que seja o tamanho da sua empresa, com certeza você tem parcerias de negócios. Por isso, encontre as páginas desses parceiros dentro do Instagram para que um possa publicar os produtos do outro criando crescimento de exposição para ambos simultaneamente. Se ainda não tem parceiros, experimente procurar empresas ou lojas que complementem seu negócio e pergunte se há interesse em um trabalho conjunto. Ninguém sai perdendo, os produtos deles serão vistos por seus seguidores e seus produtos pelos seguidores deles, é uma ótima maneira de aumentar a exposição rapidamente. Se os produtos forem complementares (roupas + acessórios, por exemplo) a chance de sucesso é ainda maior.

3 – Seja criativo

Mostre seu produto de formas inusitadas e criativas, crie cartazes escritos à mão para colocar mensagens nas fotos, use as estações do ano para incluir seu produto em cada uma delas de forma personalizada. Use softwares de tratamento de imagens para deixar suas fotos com a cara da sua marca. Lojas que comercializam produtos comestíveis podem dizer porque é bom comer determinada coisa no verão ou inverno. Experimente criar uma expressão que fique como um slogan do seu produto, faça uma hashtag com esse tema e pronto, sem dúvida você terá uma maneira de ser identificado rapidamente dentro da plataforma. Usar fundos coloridos e criar mensagens positivas também cria muito engajamento, experimente criar o “bom dia” personalizado da sua marca.

4 – Interaja com sua audiência

Visto que as pessoas gostam de atenção, se alguém comentar em suas fotos responda o comentário, faça uma pergunta para quem comentou, isso decerto ajudará a manter a conversação e a imagem continuará sendo mostrada dentro da plataforma. Quanto mais interação melhor para seu negócio, uma maneira eficiente de criar engajamento com os seguidores é conversando com eles, faça perguntas do tipo: “como você usa nosso produto?” e espere uma chuva de respostas e fotos mostrando maneiras diferentes de usar sua marca. Quando se dá atenção para o público ele se sente na obrigação de fazer algo por você, isso é o gatilho da reciprocidade que costuma aumentar as vendas e o sucesso.

5 – Prestigie seus seguidores

Experimente usar as fotos que foram enviadas no item acima, para compartilhar na sua rede. Imagine a satisfação de seus clientes e seguidores vendo as imagens que eles enviaram sendo compartilhadas na rede por, nada mais nada menos, que o dono do produto. Lembre-se do exemplo da Starbucks que demos lá em cima. Entretanto, tenha o cuidado de perguntar antes, para essas pessoas, se elas se importam que as imagens que enviaram sejam compartilhadas. Depois de ter essa certeza, crie postagens novas usando as imagens que mostram como várias pessoas já usam seu produto, e estão muito felizes com ele. Fazendo isso, você estará ajudando outros clientes a terem novas idéias para usarem sua marca.

6 – Promova um concurso de fotos

Uma maneira muito usada no Instagram para criar engajamento é promover um concurso de fotos. Você pode ou usar esse recurso para coletar informações dos clientes (item 4), ou apenas para manter seus seguidores engajados com sua página. Conceda um prêmio bacana para a foto mais criativa, ou mais curtida e compartilhada, dependendo da recompensa seu concurso pode ser espalhado rapidamente pela rede. Deixe a possibilidade de votação aberta na postagem, isso fará com que os participantes compartilhem bastante para conseguirem votos e levarem o prêmio. Esse tipo de atividade costuma deixar a marca mais famosa e aumentar bastante o número de seguidores em um curto espaço de tempo.

7 – Mostre os bastidores da sua marca

As pessoas adoram saber o que acontece nos bastidores dos negócios em geral. Por isso, faça fotos de seus funcionários quando estão em momentos de descanso (almoço ou café), mostre como sua equipe de logística resolve problemas complicados que surgem de última hora, faça fotos enquanto as pessoas estão trabalhando, isso é ótimo para conseguir imagens inusitadas e expressões engraçadas. Mostre ao público que atrás de sua marca, existem pessoas que possuem sonhos como todo mundo. Uma vez que os clientes gostam de saber quem está por trás das postagens, quem tira as fotos, quem promove os concursos, é como se eles fizessem parte da empresa como os funcionários.

Experimente aplicar as dicas que demos acima, e por consequência veja como o Instagram pode ser uma ferramenta poderosa de engajamento e aumento de visibilidade. Lembre-se de integrar as postagens com o Facebook, sem dúvida conseguirá uma exposição ainda maior da sua marca e produtos.

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Um grande abraço!!! Fiquem com Deus e nos veremos em breve.

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