Como automatizar suas campanhas de e-mail marketing da maneira certa

Saber a maneira correta de como automatizar suas campanhas de e-mail marketing, certamente fará com que o dinheiro investido em uma ferramenta de auto-responder, produza resultados extremamente satisfatórios.

A princípio, o que quem começa a trabalhar com marketing digital ouve é: “O dinheiro está na lista”. Contudo, compreender essa expressão em sua amplitude e significado pode gerar muitas vendas no desejado “piloto automático” como muitos gostam de chamar, e que na verdade significa vender sem muito esforço.

Longe de ser uma carreira fácil de trabalhar,  pelo contrário, ser um empreendedor online requer muita expertise e trabalho árduo, por isso ter algumas tarefas automatizadas é o segredo para permitir que o empreendimento floresça, já que, a maioria dos empreendedores digitais, é dono do negócio e único funcionário, chega um momento em que não é possível desempenhar todas as tarefas a contento.

De todas as estratégias para produzir vendas o e-mail marketing é, decerto, a mais elaborada e que traz resultados a longo prazo. Logo, possuir uma lista engajada pode significar milhares de reais em vendas, no final do mês. Mas como isso funciona?

Isca Digital – O começo de uma campanha de e-mail marketing de sucesso

Isca Digital
isca-digital e-mail marketing

Para fazer as pessoas colocarem o e-mail na sua página de captura é preciso ter entregar uma boa recompensa. Esse “presente” é chamado de isca digital e seu nome é exatamente o que significa, você vai fisgar as pessoas para se cadastrarem na sua lista.

Atualmente, isso pode ser bem mais complexo do que há alguns anos atrás, já que as pessoas acostumaram-se com esse processo e sabem que, na maioria das vezes, receberão apenas ofertas de produtos. Essa prática faz com que seja necessário ter uma isca digital muito persuasiva e que resolva mesmo algum problema da audiência.

Portanto, para produzir uma recompensa que realmente atraia as pessoas, você precisará conhecer profundamente os problemas e dores que afligem o público do seu nicho de mercado, e oferecer uma solução rápida e simples para um desses problemas. Posto que, quanto mais certeira for sua solução, mais as pessoas vão querer baixar sua isca e sua lista aumentará com leads interessadas no assunto do seu nicho.

Quanto mais seu público for qualificado, maiores as chances de abrirem as mensagens que você enviará, bem como, maior será a probabilidade de clicarem nos links dos produtos que promove, comprando-os por sua indicação.

A regra de ouro dos 80 x 20

e-mail marketingO segredo para ter uma lista de e-mail engajada é entregar bastante conteúdo relevante para as pessoas. A regra de ouro diz que, de cada dez e-mails, oito devem ser de conteúdo e apenas dois devem conter ofertas de produtos, e mesmo nos e-mails de ofertas elas devem ser feitas sutilmente, como uma indicação mesmo de algo bom que pode ajudar esse público.

A maioria dos empreendedores que não conseguem um relacionamento com suas leads acaba usando o e-mail marketing para fazer propaganda e as pessoas não gostam de terem seu e-mail invadido com produtos que talvez nem precisem.

Por isso, avalie bem os e-mails que envia para seus assinantes e perceba as métricas como taxa de abertura e taxa de cliques nos links, esses são os termômetros para saber se o seu conteúdo está ajudando ou não. Nesse sentido, outra maneira de avaliar isso é olhando o número de descadastramentos da lista, se for alto é porque alguma coisa está errada.

Como automatizar suas campanhas de e-mail marketing em 5 passos simples

Pois bem, agora que você já sabe como atrair as pessoas para sua lista, e o que precisa fazer para que elas permaneçam recebendo seu conteúdo e interagindo com você, então, é o momento de deixar esse processo mais prático e funcional.

Conforme falamos acima, ter uma parte dos negócios automatizada e funcionando com o mínimo de esforço, fará com que sobre tempo para focar em coisas mais importantes como criação de estratégias para aumentar as vendas ou ainda, a entrada em um novo nicho de mercado.

Veja 5 passos simples e efetivos para deixar seu e-mail marketing funcionando sem muito trabalho.

1 – Escolha do auto-responder

Um dos primeiros investimentos que um empreendedor digital faz é a aquisição de uma ferramenta de auto-responder, que é o local onde ficarão armazenados os e-mails das pessoas que se cadastram na lista e baixam a isca digital.

Essas ferramentas, por si só, são as responsáveis pelo disparo das mensagens que você deixará programadas. A principal dica para escolher uma que seja adequada ao seu negócio é definir a sua necessidade. Se você está começando agora no empreendedorismo digital não será necessário ter uma ferramenta muito robusta.

O valor do investimento que pode fazer também influi na escolha da ferramenta. Todas elas cobram pelo número de e-mails armazenados, assim, manter listas muito grandes pode custar bem caro, e se não houver engajamento e um retorno financeiro com a lista, o investimento vira despesa em pouco tempo.

Avalie as opções do mercado e veja quais se adequam melhor ao seu negócio, pois não adianta ter uma lista de e-mails enorme e suas mensagens não serem abertas, ou irem parar na caixa de spam, pergunte a outros empreendedores as ferramentas que usam e conheça as diferenças de cada uma antes de contratar a sua.

2 – Colocando a mão na massa

Com a ferramenta escolhida e os e-mails entrando na lista através de uma página de captura ou chamada no blog, é preciso programar as mensagens que serão enviadas para esse público. Tenha em mente que muitas delas não imaginam que receberão mensagens suas, então faça um primeiro e-mail de apresentação e explique a finalidade da sua lista.

Nesse primeiro e-mail é comum que algumas pessoas se descadastrem, não se assuste porque certamente, isso é melhor do que muitos pensam, as pessoas que ficam estão realmente interessadas no que você tem a dizer e você não fica pagando para manter alguém que não gosta de suas mensagens.

Programe mensagens para serem enviadas em períodos regulares e informe seu público, se forem e-mails semanais e você precisar mandar algo extraordinário, avise que é algo extra e que não acontecerá sempre, ser honesto é a melhor maneira de cativar suas leads.

3 – Crie funis inteligentes

A pior coisa que pode acontecer, é alguém comprar um produto seu e continuar recebendo as mensagens de oferta desse produto. Dessa maneira, é preciso separar os e-mails em listas menores. Crie listas de quem já comprou, de quem entrou recentemente, de quem já passou por toda seqüência e não comprou nada, assim poderá direcionar as mensagens para o público certo.

Alguns auto-responders possuem ferramentas próprias para fazer essa separação e outros é preciso fazer manualmente, seja qual for a opção perca um tempo fazendo isso, verá que é muito melhor ter as leads separadas para poder ter estratégias diferentes para cada caso.

Fazer esses funis também é bem útil em casos que você trabalha com um nicho abrangente e possui produtos diferentes dentro do mesmo assunto. Crie páginas de captura específicas para cada produto que deseja vender, selecionando o público pelo interesse que demonstrou.

4 – Recicle as mensagens

Pode acontecer de uma parte do seu público não comprar nada depois de passar por toda seqüência de e-mails que você criou, para esse grupo é preciso criar uma nova seqüência mais avançada com conteúdo diferenciado.

Dependendo do nicho de mercado em que atua, é possível saber as preferências das pessoas observando a taxa de abertura das mensagens. Assim, pegue os assuntos que tiveram as taxas mais altas e escreva novos e-mails sobre esses temas, aprofundando o assunto.

Se você costuma fazer ofertas de produtos digitais, principalmente cursos, fique de olho no mercado para ver se não existem opções mais atuais do que está oferecendo. Pois, produtos obsoletos costumam ser o motivo das pessoas não se interessarem. Pesquise e ofereça sempre o melhor para sua audiência.

5 – Faça uma limpeza periódica

A cada seis meses é bom fazer uma limpeza nos endereços de e-mail. Faça uma listagem das pessoas que nunca abriram suas mensagens e crie um e-mail informando que serão excluídas da sua lista.

Faça isso de maneira persuasiva usando linhas de assunto bem impactantes como: “Você não gosta de mim?” ou “Desculpe, mas tenho que dizer adeus”. Por conseguinte, no corpo do e-mail explique que, como ela não se interessou pelos e-mails anteriores, você entende que ela não gosta daquele assunto e não quer mais importuna-la.

Esse tipo de mensagem costuma causar comoção, já que ativa o gatilho de reciprocidade, pois ela recebeu todo seu conteúdo e nem sequer deu atenção. Crie uma chamada para ação onde a pessoa informará se deseja sair da lista ou não. Como resultado, algumas pessoas deixarão que sejam excluídas e outras pedirão para não excluir.

O principal intuito da limpeza, é manter sua lista apenas com o público que está engajado com o assunto e que retorna de alguma maneira, seja comprando os produtos que você oferece, seja prestigiando as coisas que você cria, portanto, lembre-se que cada lead que não abre e-mail é uma despesa, no valor pago pelo auto-responder.

Sabendo criar as sequências de e-mail corretamente, decerto, poderá deixar até um ano de mensagens programadas, precisando apenas monitorar as métricas que mostrarão o grau de aceitação de suas mensagens, dessa forma, as vendas que ocorrerem desses e-mails serão o resultado de um trabalho bem feito.


Viu como é fácil automatizar uma campanha de e-mail? Você agora está pronto para fazer a sua campanha… O ideal é que você faça 12 campanhas e-mail marketing durante o ano, uma campanha por mês.
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Um grande abraço!!! Fiquem com Deus e nos veremos em breve.

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