Dez maneiras de como atrair clientes para minha loja virtual

Os 5 primeiros passos para criar uma lista de e-mails absolutamente do zero
Os 5 primeiros passos para criar uma lista de e-mails absolutamente do zero
19 de agosto de 2016
7 dicas de como usar o instagram para seus negócios
24 de agosto de 2016

Dez maneiras de como atrair clientes para minha loja virtual

como atrair clientes para minha loja virtual

como atrair clientes para minha loja virtualA pergunta “Como atrair clientes para minha loja virtual” é feita, todos os dias, pelos milhares de empreendedores que possuem um e-commerce como negócio principal. O segredo da multiplicação das vendas está diretamente ligado à capacidade de atrair público para o site, e isso pode ser bastante complicado e dispendioso se não for feito da maneira certa.

Donos de lojas virtuais passam pelos mesmos problemas e dificuldades que qualquer empresa, ou empreendedor solo que possua um site ou blog. Para ver o negócio realizar vendas recorrentes, é preciso ter tráfego qualificado, ou seja atrair pessoas que estejam interessadas em comprar o produto, ou serviço.

Com o avanço da tecnologia o perfil do consumidor de hoje é diferente de há 10 anos, e isso fez surgir a necessidade de uma mudança na forma de fazer propaganda. As redes sociais são os locais onde milhares de pessoas passam a maior parte do dia, assim o marketing que era feito em cartazes nas ruas, ou nas páginas de revistas e jornais, teve que ser revisto e adaptado para aparecer nas telas de computadores, notebooks e Smartphone.

O público, que até bem pouco tempo, tinha medo de colocar seus dados de pagamento em uma página de internet, já aprendeu que as plataformas de cobrança possuem elementos de segurança avançados e hoje, o comércio online vende maior quantidade de produtos que as lojas físicas.

Compras Online Ao invés de sair e ir experimentar sapatos e roupas nas lojas, as pessoas preferem escolher os modelos com pequenos toques nas telas dos seus dispositivos, não pegar fila para fazer o pagamento e ainda poderem parcelar a comprar em várias vezes.

Esse comportamento obrigou donos de lojas físicas terem também uma loja virtual, e abriu uma nova forma de negócio: o e-commerce. Alguns segmentos de mercado possuem apenas lojas virtuais e conseguem manter um fluxo de negócios bastante promissor, constituindo na maior parte das vezes, uma renda variável e recorrente que aumenta a cada ano.

Esse tipo de loja é ideal para pequenos empreendedores, e fez com que artesãos e pequenos produtores também pudessem ter suas lojas sem precisarem investir muito em local físico, aluguel e outras despesas.  O custo para manter um e-commerce é bem inferior ao valor investido em uma loja física, mesmo contando com a manutenção do site e atualizações.

Porém, seja lojista físico ou virtual a necessidade é a mesma: atrair público. Todos sabemos que pode ser a melhor loja do mundo, se não possuir clientes estará fadada ao fracasso. O comércio precisa de vendas recorrentes para se manter, e isso só é possível atraindo a clientela que está interessada nos produtos.

Para conseguir um aumento nas vendas é preciso estar em evidência, a concorrência é grande e o público está cada vez mais exigente, para ajudar você a trazer mais clientes para seu negócio online, mostramos abaixo 10 maneiras para colocar sua loja em evidência e fazer muitas vendas.

10 jeitos fáceis de como atrair clientes para minha loja virtual

1 – Links Patrocinados


link-patrocinadoPara quem tem condições de investir em propaganda, usar o serviço de anúncios das redes sociais e sites de busca é uma maneira eficiente para atrair clientes. O Google possui o adwords que são anúncios feitos usando as palavras chave referentes ao nicho de mercado da loja, assim se você vende sapatos femininos, pode pagar para o google mostrar seu anúncio toda vez que alguém entrar lá e digitar esse termo na caixa de busca. O maior inconveniente desse tipo de propaganda é que a concorrência pode ser bem alta para algumas palavras e seu anúncio acabará sendo exibido junto de vários outros, se não houver um diferencial atrativo, o dinheiro investido pode trazer pouco retorno.

 

2 – Otimização SEO


SEODa mesma maneira que um blog, uma loja virtual precisa estar com as descrições dos produtos e as imagens otimizadas para SEO – Search Engine Optimization (Otimização para os mecanismos de busca). Para fazer isso, procure as palavras chave do seu nicho de mercado e inclua-as nas descrições dos seus produtos, coloque o nome das imagens usando essas palavras também e use esses termos nas url´s que levam até os produtos em questão. Use o Keyword Planner do Google para encontrar os termos que o público usa para buscar seu produto, e otimize suas descrições justamente com essas expressões. Fazendo isso, a chance de aparecer na primeira página no resultado das buscas é muito grande.

 

3 – Canal no Youtube


Canal do YoutubeSeja qual for seu produto ou serviço, é primordial que você crie um canal no youtube e faça vídeos promocionais da sua loja. Não é preciso ter equipamento profissional e caro para criar boas peças de marketing, com seu smartphone é possível criar vídeos que atraem a audiência. Faça vídeos mostrando utilidades práticas do seu produto, mostre maneiras diferentes e criativas de usa-lo, monte animações no PowerPoint com fotos do produto, crie vídeos curtos, que não sejam cansativos. Faça uma descrição bem detalhada usando as palavras chave para ajudar o vídeo subir no resultado das pesquisas, crie chamadas para ação que levem a sua loja e veja sua clientela aumentar.

 

4 – Fanpage no Facebook

Curta fanpageO faceboook é a maior rede social da atualidade e conta com milhões de usuários. Seu público alvo deve acessar essa plataforma, pelo menos, uma vez por dia. Crie uma fanpage profissional para divulgar sua loja, faça postagens com imagens bem bonitas e chamativas dos seus produtos, crie descrições bem detalhadas e que despertem o desejo de posse das pessoas. Peça para seus amigos curtirem e compartilharem a página para ter um maior alcance de público, e considere investir em propaganda para impulsionar postagens ou mesmo criar anúncios próprios para atrair os clientes para sua loja.

 

5 – Página no Instagram


instagram-logo-930x698O Instagram é o queridinho de lojistas e usuários em geral. A plataforma é própria para postagens de imagens e foi criada para funcionar em smartphones. Poste fotos dos seus produtos com sugestões de uso, use e abuse de hashtags (#) com as palavras chave e também com o nome do seu comércio. Faça uma busca para ver as hashs mais usadas em seu segmento de mercado e coloque-as também junto de suas fotos. Marque amigos nas postagens e peça para eles favoritarem suas imagens, isso ajuda a aumentar o alcance de público.

 

6 – Painel no Pinterest


Pinterest logoDa mesma forma que o Instagram, o Pinterest também é uma plataforma voltada para postagens de imagens em geral. O sistema de compartilhamento é feito através de “pinagens” (de pin = alfinete) e a página chama-se board (painel). Crie um perfil para seu comércio dentro dessa plataforma e “pine” fotos bem nítidas de seu produto. Para aparecer melhor, as imagens verticais (em pé) são as mais indicadas. Use o campo url para colocar o link da sua loja, e sempre que alguém clicar na sua foto será redirecionado para seu site. A plataforma possui sistema de anúncios, mas ainda não opera para usuários brasileiros.

 

7 – Blog


Exemplo de blogAtualmente, mesmo as lojas virtuais de produtos físicos possuem um blog onde postam artigos de interesse relevante para o público alvo do nicho de atuação. Crie artigos que ajudem as pessoas a usarem melhor seu produto, dê dicas, crie tutoriais que ensinem atividades que sua audiência aprecie. Prefira ter um domínio próprio do que criar um site em plataformas gratuitas, é muito mais seguro ter o registro de seu blog e ficar longe da possibilidade de ver a plataforma fechar com todos os sites dentro. Compartilhe seu blog nos outros canais, criando uma cadeia de propaganda eficiente.

 

8 – Mercado de Afiliados


AfiliadosSeja qual for seu produto é possível ter pessoas que o promovam em troca de comissões por vendas. Assim, crie um programa de afiliados próprio ou considere colocar sua loja em plataformas de afiliados como a Rise (para produtos físicos) e Hotmart ou Eduzz (para produtos digitais). Crie uma página de vendas atrativa e que tire as dúvidas dos compradores, cada afiliado receberá um link específico e sempre que alguma venda for feita com esses links sua loja pagará uma comissão para essas pessoas.

 

9 – Comparadores de Preços


Lista-de-Comparadores-de-preços

Sites como Buscapé, BondFaro, Jacotei, são uma boa opção para atrair clientes. O tráfego deles é bem qualificado já que a pessoa está apenas pesquisando preço e prazo de entrega, geralmente ela já conhece o produto e está pronta para comprar. Cadastrar sua loja nestes locais é como fazer anúncios no Google Adwords, você pagará por clique. Se o preço for bem competitivo a chance de aparecer na frente no resultado das buscas é muito grande. Ter qualificações de bom atendimento nesses portais é importante para o caso do seu produto ou marca não ser muito conhecido ainda.

 

10 – E-mail marketing


Você pode capturar o e-mail dos visitantes de sua loja oferecendo cupons de desconto ou amostras grátis de seu produto. Com essa lista de clientes é possível enviar mensagens de e-mail informando as novidades da sua loja ou quando você faz alguma promoção. Contrate um serviço de autoresponder para poder automatizar o processo de envio de mensagens e nunca faça spam, os clientes odeiam isso.

 

Um grande abraço!!! Fiquem com Deus e nos veremos em breve.

 

Conheça também nosso e-book que mostra os 4 passos de como vender usando a internet


 

Gostou desse artigo ? Compartilhe nas redes sociais e com seus amigos! Deixe também um comentário a baixo!!


wilmark-perfil

Wilmark Gomes

Fundador e CEO do Portal Wilmark Gomes – Estratégias em Vendas On-line

 


 

Wilmark Gomes
Wilmark Gomes
Fundador e CEO do Portal Wilmark - Estratégias em Vendas On-line

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *