Os 5 primeiros passos para criar uma lista de e-mails absolutamente do zero

Ter conhecimento de como criar uma lista de e-mails, é certamente muito importante para construir o ativo de qualquer negócio digital. Como os trabalhadores em marketing digital costumam dizer: “O dinheiro está na lista”, e essa é uma verdade para a maioria desses profissionais.

Mas, o quê é essa tal de lista e como ela funciona ? A lista de e-mails é composta por endereços eletrônicos de pessoas que estão interessadas no seu negócio, não apenas prestação de serviços, como também venda de produtos.
De certo, é a maneira mais segura de conversar com seu público e, melhor que tudo, as pessoas que estão nessa lista se interessam pelo que você tem a dizer, ou ofertar, porque entregaram o endereço de e-mail de livre espontânea vontade, talvez apenas em troca de um presente de seu interesse, a chamada “isca digital”.

O motivo principal para ter uma lista de e-mails, relacionada ao seu nicho de atuação, é que essa é a única maneira de ter os contatos de seus clientes efetivos e dos possíveis cliente novos, em um local que você seja o dono realmente.

Ter um negócio digital baseado apenas em anúncios ou em páginas nas redes sociais pode ser muito perigoso, visto que esses locais podem ser desativados a qualquer momento. Veja o que aconteceu com a rede social orkut,  foi tirada do ar. As pessoas que tinham negócios baseados nos contatos daquele lugar, tiveram que acionar um plano emergencial para não verem seu empreendimento ir por água abaixo.

Da mesma forma que o orkut já foi a maior rede social ativa, finalmente agora atualmente é o Facebook, mas não podemos prever o que será dele daqui alguns anos. Por isso, para garantir que os contatos de sua audiência não sejam deletados da noite para o dia, é importante ter uma lista contendo os e-mails dessas pessoas.

Ainda que o público goste de navegar na internet em busca de diversão e entretenimento, todo mundo possui, pelo menos, um endereço de e-mail que usa para assuntos mais importantes, ou apenas para poder se comunicar com outras pessoas.

Todas as empresas fazem transações através de mensagens por e-mail o que, por si só, é uma razão para lá de motivadora para você construir sua lista. Essa forma de comunicação é tão comum que quando você compra um domínio para seu site, o servidor fornece contas de e-mails para usar em seu empreendimento.

Mesmo com o uso dos chats nas redes sociais, nada fornece melhor segurança em transações, do que ter tudo documentado através das mensagens de e-mail. Sendo assim, com uma campanha de e-mail marketing eficiente você engaja sua audiência, vende produtos e entrega conteúdo para seu público.

Outro ponto que deve ser levado em conta na hora de usar o e-mail para se comunicar com seus clientes e seguidores, é o fato de não existirem regras a serem seguidas como nos casos das políticas de anúncios das redes sociais.

Claro que isso não quer dizer que você pode fazer spam, ou dizer coisas impróprias para seus assinantes, mas poderá usar imagens com mais de 20% de texto, por exemplo, e ainda usar os gatilhos mentais de forma mais persuasiva.

Em nichos de mercado que são perseguidos pelos gerenciadores de anúncios do Facebook (emagrecimento e ganhar dinheiro online), é fundamental ter uma lista para se comunicar mais livremente com seus assinantes e possíveis compradores dos produtos que promove, ou cria.

Benefícios de uma lista de e-mails para quem trabalha como afiliado

O mercado de afiliados cresceu muito nos últimos anos e hoje, a maioria dos empreendedores digitais trabalha como afiliado de produtos digitais ou físicos. Essa é, com toda certeza, a melhor maneira de ganhar dinheiro através da internet, mas como toda maneira de trabalho sempre existem os espertinhos que burlam as regras, e por consequência prejudicam os que trabalham corretamente.

Estou falando de produtores que usam táticas ilegais para burlarem o sistema de vendas de seus próprios infoprodutos. São práticas escusas como cookie stuffing (excesso de cookies em páginas da web) e sobreposição de links para que não haja obrigação de pagar comissão pelas vendas.

Apesar dos links de produtores não sobreporem os links de afiliados, alguns empreendedores possuem contas como afiliados, afiliam-se a seu próprio produto e usam estratégias para fazerem vendas, ficando com todo o valor da comissão que seria do afiliado.

Umas das práticas mais comuns de promoção é enviar os prospectos diretamente para a página de vendas que, geralmente, tem uma página de captura. Nesse sentido, os e-mails digitados nesses locais vão para a lista do produtor que, normalmente, possui uma sequência de e-mails promovendo seu produto. Dessa forma, se a venda sai, o afiliado que enviou o prospecto ganha a comissão.

Porém, alguns produtores usam esses e-mails para promoverem outros produtos onde apenas eles ganharão algum dinheiro. Ou seja, o afiliado tem todo o trabalho de captar o prospecto, enviar para a página de vendas e lá, esse prospecto pode ser apresentado a uma série de produtos que não trarão comissão para a pessoa que deu duro para conseguir a lead.

Por isso, é fundamental que o afiliado sempre colete os e-mails antes de enviar para a página de vendas, ele mesmo deve criar uma sequência de mensagens para encaminhar os prospectos para um funil que propicie a venda, e ainda poderá continuar a trabalhar com essa audiência e oferecer outros produtos do mesmo nicho, ficando no controle dos e-mails capturados.

5 passos iniciais que ensinam como criar uma lista de e-mail

Já que mostrei um pouco do funcionamento básico de uma lista de e-mails, colocarei abaixo os 5 primeiros passos que todo empreendedor deve dar para criar sua lista:

1 – Contratação de um auto responder

O primeiro passo para começar sua lista de e-mails é contratar um serviço de autoresponder. Se você faz algum curso de marketing digital provavelmente o produtor indicará um serviço específico, isso acontece porque ele é afiliado desse serviço e ganhará comissões cada vez que um aluno comprar um plano. Por isso, não necessariamente, as ferramentas indicadas em cursos são as melhores ou mais viáveis. Antes de contratar seu serviço de autoresponder, veja qual o que melhor se adequa à sua necessidade. A maioria dos serviços de e-mail possui conta gratuita até um determinado número de assinantes, assim no começo da construção da lista você pode usar essas opções gratuitas com tranqüilidade e segurança. Para descobrir qual o melhor serviço, faça uma pesquisa com outros empreendedores e veja as indicações.

2 – Criação de uma isca digital

As pessoas não costumam colocar o endereço de e-mail em qualquer lugar. É preciso oferecer algo de valor, em troca dessa informação. Para fazer uma isca digital que atraia os prospectos pense em algo que resolva uma dor dessa audiência de maneira fácil e rápida. Todo mundo gosta de ver um problema resolvido facilmente e acabam colocando o e-mail para baixar o e-book ou a seqüência de vídeos e e-mails. Se for escrever um ebook não crie algo grande e complicado, muitas vezes livros de 20 paginas, com um passo a passo prático cativam mais que livros de 150 com muita informação inútil.

3 – Criação da sequência de e-mails

Depois de criar a isca digital é hora de fazer a seqüência de e-mails, lembre-se de incluir uma mensagem para agradecer a assinatura da lista e também uma mensagem para entregar o presente do assinante. Você pode fazer e-mails de conteúdo, promovendo seu blog, ou preparar mensagens que sejam destinadas a promover um produto específico. Nesse caso, use os parâmetros da carta de vendas para elaborar seus e-mails. Envie e-mails periodicamente, e vá medindo a taxa de abertura e a quantidade de cliques nos links de afiliado que houver dentro das mensagens.

4 – Trabalhando com páginas de captura

Para conseguir uma quantidade boa de e-mails é preciso espalhar caixas de captura pela internet. Você pode usar softwares próprios para elaborar essas páginas ou cria-las você mesmo em um programa de design. Aproveite para fazer pequenos banners e criar espaços para espalhar capturas em seu blog. O meio e o fim dos artigos é um lugar muito funcional para fazer captação de e-mails. A barra lateral, ou ainda um plugin de popup (mensagens que abrem antes do leitor sair da sua página) são bons locais e maneiras de captar o e-mail dos seus visitantes.

5 – Relacionando-se com sua lista

Depois que sua lista estiver aumentando é importante se relacionar com essas pessoas. Envie mensagens com conteúdo dentro do nicho de mercado escolhido, crie conteúdo relevante e que possa ajudar essas pessoas a resolverem os problemas ou dores do assunto em questão. A quantidade correta de conteúdo é 8:2, ou seja, a cada dez e-mails oito devem ser apenas de informações, sem ofertas, e dois podem ser de ofertas puras ou textos que indicam algum produto, ou serviço.

Considerações finais sobre como criar uma lista de e-mail

Em hipótese nenhuma, compre listas de e-mail prontas, geralmente são montadas através de práticas de buscas no Google e tudo que você enviar para essas pessoas será spam, mensagens indesejadas, dificilmente fará vendas ou conseguirá engajamento em uma lista assim.

Por último, imagine-se como o recebedor dos e-mails que envia e veja o que pode ser melhorado. Lembre-se que essas pessoas confiaram nas suas palavras na hora de colocarem o e-mail na sua captura, não as desaponte de maneira alguma.

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Um grande abraço!!! Fiquem com Deus e nos veremos em breve.

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